fbpx

Coach – Roda da Vida

Coach – Roda da Vida


Formulário da Roda da Vida

Roda da Vida
Análise Comportamental
Em nossos “dia a dia” devido aos compromissos que temos e, de acordo com o nosso ponto de apoio, ou seja, o que procuramos e queremos nos dedicar, deixamos de lado algumas áreas importantes e somos cobrados por isso. Assim, ao dividirmos nossa vida em algumas áreas importantes, tais como: lazer, financeira, profissional, intelectual, emocional, espiritual, física, relacionamento íntimo, social e familiar, com certeza algumas áreas não receberão a importância necessária para construir a nossa prosperidade integral, o sucesso e a felicidade que desejamos ter.
Pensando nisso, em nossos processos de coaching, utilizamos a ferramenta “Roda da Vida” que nos mostrará – visualmente – as áreas que necessitam nenhum, pouco ou muito desenvolvimento para atingirmos o que desejamos e procuramos. E, a partir deste conhecimento, podemos elaborar metas e planos de ações eficientes para trabalharmos os pontos necessários, mostrados no gráfico da Roda da Vida.
O estabelecimento dos índices ideais para cada área é em função de suas metas e objetivos. Mas, com certeza, existe um índice inferior que, uma vez que nossa satisfação esteja abaixo deste ponto, esta área afetará outras áreas importantes que nos distanciarão de nosso equilíbrio necessário e, consequentemente, de nossas metas e objetivos. Este índice está avaliado em 60%.
Em nossos estudos, analisaremos as seguintes áreas importantes:
A. Lazer. Ponto importante da nossa qualidade de vida. Precisamos deste ponto para reduzir o nosso stress diário. Com a redução do stress, impactamos diretamente na área da saúde física e emocional. Nossa intuição e criatividade se elevarão permitindo atingir nossos desejos mais rapidamente.
B. Financeira. Vivemos em um mundo material onde as nossas necessidades básicas (alimentação, moradia, saúde, …) dependem diretamente dos recursos monetários que possuímos. Também o nosso emocional, alimentado por uma sociedade que exige o consumo de diversos bens não essenciais, muitas vezes é severamente afetado pela falta de recursos. Muitas vezes, possuímos recursos monetários altos. Mas nossos gastos são também altos demais devidos aos desiquilíbrios em outras áreas da vida.
C. Profissional. Esta área da nossa vida deve ser muito bem observada. Quando realizamos nosso trabalho somente por recursos monetários, não teremos a nossa realização interna necessária para atingirmos a satisfação pessoal. A nossa vida profissional deve estar ligada diretamente ao que realiza o nosso propósito de vida. Quanto mais estamos realizados nessa área, quanto mais possuímos satisfação na nossa vida profissional, mais impactos positivos terão nas outras áreas.
D. Intelectual. Em qualquer área de atuação, com o desenvolvimento intelectual temos muito mais condições de realizarmos as diversas partes de nossa vida, seja aumentando a nossa realização profissional, seja desenvolvendo atividades de lazer, amadurecimento profissional, superação de desafios e muito mais. Assim a abertura para novas experiências, aprendizados e conhecimentos impactarão diretamente em nossos objetivos.
E. Emocional. Um dos aspectos fundamentais de nossos comportamentos, o equilíbrio emocional é uma área que deverá ser constantemente avaliada. Ele está diretamente ligado às nossas inseguranças, desafios em diversas áreas, conflitos internos pessoais, além de vários outros pontos. Quanto mais equilibrado, melhores e mais profundas serão as nossas decisões, refletindo diretamente na qualidade de vida e satisfação pessoal. Porém, se formos compostos somente da nossa área emocional, estaremos privados da liberdade. Seremos presas fáceis dos egos dos outros seres humanos. Necessitamos das áreas da razão e da espiritual para podermos entender os acontecimentos.
F. Espiritual. Nossos físicos a mais de um século, nossos médicos a mais de 50 anos, vem nos mostrando diariamente que, nossa ligação à nossa área espiritual, nos conecta com as possibilidades existentes no universo. Assim, quando nos conectamos interiormente ao outro lado de nossa existência, permitimos receber energias poderosas do universo. Lembramos que, se formos compostos somente da área espiritual, seremos seres inertes e sem ação. Precisamos dos componentes da razão e da emoção para podermos agir com todos os elementos necessários para atingir nossa alegria de viver.
G. Física. Atualmente o nosso meio de vida é trabalhar, correr no dia a dia para cumprir o que nos solicitam para que os objetivos dos outros sejam atingidos. E, normalmente, ignoramos os sinais que nosso corpo nos fornece achando que somos imbatíveis. Quando a conta chega, somos obrigados a deixar nossas metas de lado, nossos objetivos mais distantes, muitas vezes por um tempo longo que nos traz mais insatisfações em nossa vida.
H. Relacionamento íntimo. Qual é o nosso relacionamento íntimo com os nossos companheiros ou companheiras? Isso mostra diretamente o nosso relacionamento conosco mesmo. Mostra também nosso amor e compaixão com as pessoas à nossa volta, incluindo nós mesmos. De acordo com a satisfação que apresentarmos, teremos condições de nos preparar para mantermos ou aprimorarmos a nossa satisfação apresentada.
I. Relacionamento social. Conforme a nossa personalidade, podemos nos relacionar com as pessoas de maneira saudável de várias formas. Sejam frequentando festas, reuniões sociais, locais de ajuda, dançando ou simplesmente conversando. Mas verifique quanto tempo você utiliza nestas interações sociais. Isto pode impactar negativamente em outras áreas.
J. Relacionamento familiar. Uma relação familiar é o alicerce para conseguirmos nos desenvolver. Quando os problemas familiares acontecem, seja devido aos relacionamentos, saúde dos membros, monetários, …, nos tornamos reféns de seus problemas. Somos afetados profundamente em outras áreas de nossas vidas, nos obrigando a dedicar menos tempo às outras áreas. Devemos ter consciência da totalidade das vidas envolvidas, respeitando as personalidades individuais.
Levando em consideração o exposto acima e, acrescendo às suas vivências e filtros pessoais, chegou o momento de montar a sua Roda da Vida. Dê uma nota referente à sua satisfação pessoal de cada uma das áreas acima e selecione enviar. Você verá o respectivo gráfico da Roda-da-Vida, referente à sua pontuação escolhida. Caso deseje mudar, basta refazer o exercício. Novo gráfico será gerado.
Qual nota você dá à sua satisfação pessoal nas seguintes áreas:
Caso necessite ler o arquivo na forma off-line ou imprimir,
Caso necessite ter as perguntas em arquivo na forma off-line ou imprimir,