fbpx

Coach – Resposta ao STRESS

Coach – Resposta ao STRESS


Formulário de Avaliação 360 Graus

Resposta ao STRESS
Em 1955, Joseph Luft e Harrington Ingham criaram uma ferramenta chamada “Janela de Johari” que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.
O conceito tem um modelo de representação que permite revelar o grau de lucidez nas relações interpessoais, relativamente a um dado ego, classificando os elementos que as dominam, num gráfico de duas entradas (janela): busca de feedback versus autoexposição, subdividido em quatro áreas.
Representação da Janela de Johari
  • Área livre ou eu aberto. Zona que integra conhecimento do ego e também dos outros;
  • Área cega ou eu cego. Zona de conhecimento apenas detido pelos outros, portanto desconhecido do ego;
  • Área secreta ou eu secreto. Zona de conhecimento pertencente ao ego e que não partilha com os outros; e
  • Área inconsciente ou eu desconhecido. Zona que detêm os elementos de uma relação em que nem o ego, nem os outros têm consciência ou conhecimento.
Vamos agora refletir sobre os nossos relacionamentos. Quando conversamos em uma área nossa que é pública, a conversa e os entendimentos são claros e precisos. Quem nos escuta terá uma visão real do que esperar de nós.
Mas se meu ego não conhece o que os outros nos conhecem, muitos entendimentos podem ser deturpados. Podemos transmitir informações que serão interpretadas da forma como os outros nos conhecem.
Na área do eu secreto, o relacionamento é deturpado pelo nosso próprio ego que precisa constantemente nos esconder atrás da nossa persona (máscara) perante a sociedade. Não podemos mostrar quem realmente nos somos. E, a partir deste ponto, somos obrigados a esconder os verdadeiros motivos de nossa conversa e de nossos comportamentos com o próximo.
A área do eu desconhecido somente é mostrado quando nosso ego é colocado em situações de conflito. Precisamos passar pela situação para que podemos entender o que aconteceu e quais providências devemos tomar para apaziguar as consequências.
O que se espera é que possamos diminuir os nossos Eu Cego, Eu Secreto e Eu Desconhecido em benefício do Eu Aberto. Quanto mais conseguirmos essa transformação, melhores serão os nossos relacionamentos com o próximo e a nossa relação na sociedade.
FEEDBACK SOLICITADO
Você deve ter recebido este formulário enviado por uma pessoa que você conhece e mantém um relacionamento que pode ser profissional, social, familiar, íntimo ou outro. Pedimos que você responda as perguntas abaixo, de maneira totalmente anônima, para possibilitar um feedback à pessoa que o solicitou. Este feedback será colocado junto com as outras avaliações recebidas para termos uma resposta mais fiel. Neste feedback, iremos trabalhar o “Eu Cego”, com o intuito de transformar o “Eu Cego” em “Eu Público”.
Como responder as questões
  • No campo Nome da pessoa foco do estudo, coloque o nome da pessoa que te solicitou o feedback;
  • No campo E-mail para receber o resultado, coloque o e-mail da pessoa que te solicitou o feedback;
  • No campo E-mail opcional para envio do resultado, se desejar, coloque o e-mail de outra pessoa que deseja enviar o resultado;
  • O questionário a seguir é sempre feito entre os extremos de situações vividas no nosso dia a dia. Escolha a alternativa que melhor corresponde o comportamento da referida pessoa, podendo variar entre os extremos; e
  • Ao terminar as respostas, selecione o botão enviar. Suas respostas serão transmitidas de forma totalmente anônimas para o solicitante.
Vamos então para as perguntas?
Caso necessite ler o arquivo na forma off-line ou imprimir,
Caso necessite ter as perguntas em arquivo na forma off-line ou imprimir,