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Meditações ativas

Meditações ativas


Meditações ativas

O que é Meditação?
Você já se observou mais de perto, às vezes um nervosismo, ou uma ansiedade, seu prazer, sua inquietação, suas dúvidas, sua alegria, seu silêncio… Numa hora você pode estar mais tomado por um pensamento, em outra hora estar simplesmente querendo entender o que são os sentimentos que te tomam, ou que te levam, sem que você possa compreender a si mesmo, o porque das suas reações ou como modificar isto.
​Como seria se você pudesse parar para observar, parar para ver o que se passa dentro desta pessoa que é você mesmo? E mais ainda do que isto, observar-se silenciosamente, permitindo-se acessar uma consciência de nível superior, elevando-se para um maior centramento e domínio de si mesmo.
​Você já experimentou a meditação?
Meditação é:
  • Diferente de Culto ou Oração;
  • Diferente de Hipnose ou Autossugestão;
  • Diferente de Religião;
  • Diferente da Paz imediata.
Meditação significa consciência. O que quer que você faça com a consciência é meditação. E ela traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo recomendada por médicos, psicólogos e demais profissionais de saúde como a mais potente, antiga e natural ferramenta anti-estresse, de autoconhecimento e transformação.
Devido à correria da vida do homem moderno e ao corpo que desenvolve, nem sempre consegue manter uma regularidade na prática de meditação pretendida. Parar para silenciar também não é tão fácil. Por isso, temos meditações ativas (active meditations), dinâmicas, nas quais a pessoa se expressa e se movimenta através de seu corpo, e as meditações ditas passivas, as quais são aquelas em que a pessoa fica mais imóvel, em introspecção, tais como, Vipassana e Zazen de origem budista. São também conhecidas algumas meditações chamadas de meditação social (social meditation) que envolvem grupos de pessoas, em atividade e interação, permeadas por processos terapêuticos e de silêncio.
Para reduzir o estresse do dia a dia e efetuar a transformação que todos esperam, o Mestre indiano Osho desenvolveu técnicas de meditação que tanto ativam os centros de energia, como preparam o meditador para obter o melhor aproveitamento, potencializando a prática e incrementando muitos insights.
Por experiência de todos os nossos alunos, os mesmos dizem que meditar em grupo cria um campo de energia muito favorável para a prática da meditação, ajudando-os a conhecer e aprender mais sobre as técnicas, outras experiências e saberes, além do prazer de encontrar novas pessoas de um maneira mais profunda.
A realização de encontros de meditação ativa da Semente Viva tem duração de 90 minutos iniciando com uma integração dos participantes e explicações específicas da meditação a ser realizada. Ao final, é reservado um período para que os participantes compartilhem sobre suas experiências.
“O propósito da meditação é torná-lo consciente do seu reino, para torná-lo consciente do seu potencial mais elevado. …lembre-se, a meditação lhe trará mais e mais inteligência, inteligência infinita, uma inteligência radial. Meditação te fará mais vivo e sensível; sua vida vai se tornar mais rica.” Osho
Principais Meditações Ativas
Meditação Ativa Dinâmica
​Esta meditação tem como objetivo destruir padrões de comportamento enraizados no corpo do meditando, de uma maneira eficaz, objetiva e profunda. Quebram-se assim os padrões de comportamento existentes no interior de cada um, possibilitando ao meditando o encontro com a liberdade, a calma e a paz que existe dentro de cada um.
​Para atingir os benefícios almejados, a meditação ativa dinâmica é dividida em cinco partes:
  • Respiração caótica;
  • Catarse;
  • Movimentação da energia com o mantra Hoo;
  • Silêncio;
  • Dança-celebração.
“Permaneça uma testemunha, não se perca é fácil se perder. Enquanto você estiver respirando você pode se esquecer,… Você pode se tornar um só com a respiração tanto que você pode esquecer ser uma testemunha. Aí então você perde o ponto. Respire tão rápido, tão profundo quanto possível, traga o sua total energia para isso, mas permaneça uma testemunha. Observe o que está acontecendo como se você for apenas um espectador, como se a coisa toda estiver acontecendo com outra pessoa, como se a coisa toda estiver acontecendo no corpo e a consciência esteja simplesmente centrada e observando. Este testemunho tem de ser realizado em todos os três estágios. E quando tudo para e no quarto estágio você fica completamente inativo, congelado, então, esse estado de alerta alcançará o seu pico”. (www.osho.com.br)
Meditação Ativa Kundalini
​Esta meditação é baseada na energia física da Kundalini, ou também chamada de energia telúrica (da terra). Encontra-se concentrada na base da coluna do corpo humano. Deve ser despertada por uma alma realizada e de alto nível espiritual. Quando despertada, manifesta-se em várias experiências esotéricas e com graus de evolução e iluminação diferentes.
​A Meditação da Kundalini tem como objetivo fazer que esta energia circule por todos os chakras existente no nosso corpo espiritual chegando finalmente ao Chakra Sahasrara localizado no topo da cabeça. Como resultado, a mesma se transforma em vibração positiva e bem estar, harmonizando todo o nosso corpo físico-espiritual.
​A Meditação Kundalini é dividida em quatro etapas:
  • Flexibilizar a rigidez do seu corpo;
  • Celebrar os movimentos do seu corpo;
  • Meditação interna;
  • Relaxamento e integração da energia.
Meditação Ativa Nadabrahma
​​O termo Nadabrahma foi utilizado na antiga Índia para explicar a natureza do mundo, através do som supersutil, o ritmo da criação e da dissolução do universo no fim de cada era cósmica.
​Nesta meditação, utilizamos o nosso som interno, em uma mistura de um sussurro com o gemido (humming) e nos movimentos das mãos. Unem-se então a mente e o corpo físico, harmonizando as energias e curando o corpo físico. Torna-se então o meditando um conhecedor de seus comportamentos, sem julgamentos, sem críticas, trazendo como resultados a paz, a tranquilidade e o êxtase procurado.
​​A Meditação Nadabrahma é dividida em três etapas:
  • Início da vibração corporal através do som (humming);
  • Trabalhos conjuntos das mãos e do som;
  • Relaxamento e integração da energia.
“Portanto na Nadabrahma, lembre-se disto: deixe o corpo e a mente ficarem totalmente juntos, mas lembre-se que você tem que se tornar uma testemunha. Caia fora deles, lentamente suavemente, pela porta dos fundos, sem nenhuma luta, nenhum conflito.” (www.osho.com.br)
Meditação Ativa No-Mind (Gibberish)
O termo Gibberish refere-se ao uso de linguagem pela fala, podendo ser qualquer som que vem do interior exceto os sons com significados conhecidos pelo meditando.
A Meditação No-Mind (Gibberish) se utiliza de tudo que não vem da mente e sua atividade, permitindo ao meditando ficar transparente e perceptivo. Deve-se expressar o que precisa ser colocado para o exterior do meditando, sem a utilização da mente (em palavras ou regras), podendo ser com movimentos do corpo, sons, saltos ou simplesmente blá, blá, blá. Mas sempre se expressando.
A Meditação No-Mind originalmente é dividida em duas etapas, realizados por duas horas diárias por 07 dias consecutivos. Atualmente, esta meditação já recebeu adaptações em sessões de terapia com sucesso e também pode ser aplicada em formato de uma hora mantendo benefícios equivalentes e sua força de ativamento da autoconsciência:
  • Movimentos Gibberish;
  • Relaxamento e integração da energia em silêncio.
Meditação Ativa Chakra Breathing
Chakras são os centros de energia que captam a energia “Prana” presentes no Ar e distribuem essa energia pelos nossos órgãos internos do nosso corpo, garantindo o funcionamento dos mesmos. Os chakras estão localizados no nosso corpo espiritual onde circulam os carnais energéticos que percorrem todo este corpo.
Dentre os inúmeros chakras que o corpo espiritual possui, são sete os chakras destacados como principais, a saber: Muladhara, Svadhisthana, Manipura, Anahata, Visuddha, Ajña e Sahasrara.
Esta Meditação tem por objetivo o alinhamento e o descongestionamento de cada chakra através da respiração e da consciência em cada um dos sete principais chakras do corpo espiritual do meditando.
​Esta Meditação está dividida em duas etapas:
  • Respiração nos chakras individualmente;
  • Relaxamento e integração da energia, em silêncio.
Meditação Ativa Whirling
“O Giro Sufi é uma das técnicas mais antigas, uma das mais vigorosas. Ela é tão profunda que mesmo uma simples experiência pode lhe tornar totalmente diferente”.
Gire com os olhos abertos, assim como as crianças pequenas giram, como se seu ser interior tivesse se tornado um centro e todo seu corpo fosse como uma roda, movendo-se, como um torno de oleiro, movendo-se.
Você está no centro, mas o corpo todo está se movendo.” Osho
A Meditação Whirling tem a duração de uma hora e há dois estágios:
  • Giro Sufi olhando a palma da mão direita;
  • Deitado de barriga para baixo em contato com o chão, integrando energias.
Meditação Ativa Heart Chakra
Chakras são os centros de energia que captam a energia “Prana” presentes no Ar e distribuem essa energia pelos nossos órgãos internos do nosso corpo, garantindo o funcionamento dos mesmos. Os chakras estão localizados no nosso corpo espiritual onde circulam os canais energéticos que percorrem todo este corpo.
Dentre os inúmeros chakras que o corpo espiritual possui, são sete os chakras destacados como principais, a saber: Muladhara, Svadhisthana, Manipura, Anahata, Visuddha, Ajña e Sahasrara.
A Meditação do chakra referente ao coração (Chakra Anahata) tem por objetivo o alinhamento e o descongestionamento do chakra do coração, eliminando os bloqueios que impedem a circulação das energias do coração por todo o corpo. Entende-se que neste chakra é que se processam não só os comandos físicos da região torácica superior, mas também, e essencialmente, os sentimentos, os registros emocionais, a sabedoria amorosa, a energia de perdão e compreensão, a conexão com o amor por si mesmo e pela humanidade, o alívio, a paz interna. Por isso, essa é uma meditação apreciada por todos que a praticam.
Esta Meditação está dividida em quatro etapas:
  • Alongamento do corpo na direção Norte;
  • Alongamento do corpo nas direções Leste e Oeste;
  • Alongamento do corpo na direção Sul; e
  • Circular com o relaxamento e integração da energia.
Meditação Ativa Nataraj
Nataraj ou Shiva, é um dos deuses da trimúrti, a trindade hinduísta. Ele é considerado o símbolo da transformação, da mudança interior, da destruição para a renovação através da dança.
A Meditação Nataraj utiliza-se da energia da dança, destruindo a divisão interior do corpo-mente e aparecendo a consciência superior e sutil do ser. A composição musical original foi montada seguindo uma melodia, com instrumentos e ritmos especialmente selecionados para a condução mais adequada a esta meditação. Ao movimentar-se junto com a música, o dançarino vai virando a própria dança, e a dança funde-se com o dançarino.
A Meditação Nataraj é dividida em três etapas:
  • Dança inconsciente, sem controle;
  • Relaxamento e integração da energia;
  • Celebração com a dança.
Meditação Ativa No-Dimensions
​Esta Meditação é baseada em técnicas Sufi, onde se usa movimentos corporais associados a respiração e ao giro. Busca-se a energia vital localizada abaixo do umbigo.
O giro Sufi está relacionado com a união do céu com a terra, da espiritualidade com a parte material, ou seja, o contato com o divino. O meditando se conecta com Deus, o Amor, sem perder a conexão consigo próprio, seu eu interior.
A Meditação No-Dimensions é dividida em três etapas:
  • Movimentos Sufi;
  • Giro Sufi;
  • Relaxamento e integração da energia.
Meditação Ativa Mandala
Mandala é uma palavra sânscrito significando círculo ou concentração de energia e também é conhecido como o símbolo da integração e da harmonia. No budismo japonês e no Tibete, as mandalas são utilizadas como instrumentos de concentração nas meditações.
Nesta Meditação, buscamos o centramento das emoções e energias através das mandalas ou círculos de energia.
Esta Meditação tem quatro etapas:
  • Movimentação do corpo com a respiração uniforme;
  • Giro suave do corpo trazendo a energia para o centro do umbigo;
  • Despertar do “terceiro olho”;
  • Relaxamento e integração das energias.
Metodologia:
Nós convidamos você a experimentar as medidações e descobrir as incríveis transformações possíveis para você.
A Meditação ativa a ser oferecida para cada grupo formado dependerá das energias apresentadas por este grupo. Cada meditação possui finalidades específicas. Os profissionais que conduzirão os grupos estão aptos a decidir pela meditação correta. Havendo a possibilidade, orientamos os nossos alunos a efetuarem sequencialmente a vivência de Renascimento pela Respiração.
Cada sessão tem duração de 60 minutos acrescidos de 30 minutos de preparação e finalizações, nos dias de vivência em grupos ou em data a ser agendada no caso de atendimento individual.​
Consulte-nos sobre as próximas datas e aproveite para participar.
Faça como os campeões. Não deixe para amanhã, se inscrevendo hoje!