fbpx

Mentoria “Gerente de Projetos” – Opção M02 Busca do Propósito

Mentoria “Gerente de Projetos” – Opção M02 Busca do…


Qual é o seu Propósito de Vida?

Qual é o seu Propósito de Vida?
O encontro com um trabalho que dá sentido à vida tem um poder extraordinário.
Quando se atende a essa necessidade humana, torna-se desnecessário indagar
“como motivar as pessoas”, ou “como fazê-las dar o melhor de si”.
Sua motivação passa a ser interior e seu desempenho passa a um novo patamar.
Nem sempre é fácil definir o propósito de uma pessoa. Isso acontece porque esse exercício nos remete a uma dimensão sutil, ainda que essencial, que nem sempre incluímos em nossas percepções.
O conhecimento do propósito leva as pessoas a buscarem o fator essencial e sutil que está por trás da forma e da aparência do que é concreto e mensurável.
Quando uma organização tem claro o motivo nobre que a leva a fazer o que faz, as pessoas descobrem um sentido para estarem ali; elas acreditam no que fazem e sabem que estão ali não apenas para receberem um contracheque no final do mês.
Elas se sentem bem quando levantam pela manhã para irem ao trabalho porque sabem que o que fazem está adicionando valor ao mundo em que vivem.
O que significa ter um Propósito de Vida?
Então, podemos definir “propósito de vida” como descobrir aquilo que nós amamos, aquilo que nos faz sermos diferentes, sermos felizes. É descobrir qual é o motivo da nossa existência na terra e ter paz executando-o da melhor forma possível. É a nossa autoaceitação profunda.
O Propósito de Vida é tudo que fazemos para deixar a nossa marca por onde passamos, ajudando o próximo e construindo a nossa evolução.Cada um de nós tem um propósito diferente e isto é algo espetacular. Se todos nós tivéssemos o mesmo propósito, não haveria motivo de tê-lo, pois não estaríamos ajudando ninguém e não teríamos como construir a nossa evolução.
Por qual motivo devemos ter um propósito de vida?
Cada um de nós sabe bem a variação que nossa existência apresenta. Momentos felizes na esfera pessoal, social e profissional, momentos não tão felizes em algumas das esferas ou até mesmo momentos desafiadores que passamos. Isto é algo normal a cada um de nós.
Assim, ter um propósito de vida nos trará, entre várias outras coisas:
  • Nos ajudará a escolher quais as decisões a serem tomadas nos momentos difíceis, não permitindo caminhos que não desejamos para nós;
  • Teremos momentos muito mais felizes e realizados. Estaremos fazendo tudo o que desejamos com maior satisfação em todas as áreas da nossa vida;
  • Aproveitaremos a nossa vida de forma clara e objetiva com sentimentos de gratidão.
Como conseguimos descobrir o nosso propósito de vida?
Essa descoberta não é algo fácil de descobrir imediatamente. Temos várias ferramentas que nos podem dar uma idéia da criatividade que precisaremos ter.
1. Capacidades, competências, talentos e habilidades.
Analisemos as nossas competências, talentos e habilidades. Isto pode ser um sinal de tudo aquilo que nós gostaríamos de fazer.
Não nos esqueçamos também daqueles itens que nos dedicamos a praticar dia após dia para aprender, para desenvolver. São itens que ainda não temos a habilidade de executar mas nos dedicamos com vontade e prazer neste aprendizado.
Pensemos nas competências que nos dão o sentido de ser quem somos. Quem sabe se é educar, ajudar, estudar ,… .
Façamos uma lista de todos estes itens sem nos censurar ou sem nos racionalizar em excesso. Após a lista pronta, comece a estudar a lista para tentar unir os subitens em um único item principal.
A seguir, apresentamos uma lista de possibilidades de competências e talentos para nos orientar. Tenhamos a liberdade de acrescentar o que desejamos.
2. Descubramos qual é a nossa ação no mundo, o nosso fazer.
Tudo o que temos a capacidade de fazer pode ser útil à sociedade. Não importa se atingirá uma parcela imensa da sociedade ou uma parcela pequena de pessoas.
Em nossa vida profissional não é diferente. Como o trabalho é algo inerente a nossa existência, a descoberta do propósito na esfera profissional também é fundamental. E lembremos, as esferas pessoal, social e profissional estão interligadas.
Novamente devemos fazer uma lista de itens do que mais temos prazer em fazer, mesmo que não tenhamos tido tempo de executá-las ultimamente.
Investiguemos dentro de nós utilizando palavras chaves que podem nos dizer algo:
  • O que eu estava fazendo quando me senti realizado?
  • Quais ações me completaram quando estava ajudando o próximo?
  • Como eu posso ser reconhecido por minhas ações. Quais são os meus talentos para isso?
  • Estou utilizando corretamente meus talentos? Minha vocação? Minhas competências?
  • O que me deixa alegre, feliz?
  • Se eu procurar pessoas reconhecidas por ajudarem na sociedade, quem seriam elas?
Após fazermos esta nova lista, tentemos agrupar itens que tenham o mesmo significado. No final, selecionamos 03 (três) itens da listagem final.
A seguir, apresentamos uma lista de possibilidades do que podemos fazer para nos orientar. Tenhamos a liberdade de acrescentar o que desejamos.
3. Quais são os nossos valores, atitudes e qualidades.
Agora, entraremos em contato com o mundo que nos cerca e buscaremos um centro interior de serenidade, Vejamos que fatos, imagens e situações emergem em nossa consciência.
Listemos os itens que gostaríamos de ver manifestado no mundo. Quais os valores essenciais, atitudes e qualidades gostaríamos de ajudar a manifestar. Definamos o mundo que gostaríamos de viver.
Novamente não tentemos racionalizar esta lista. Procuremos internamente em nosso íntimo o que desejamos para o mundo.
Após fazermos esta nova lista, tentemos agrupar itens que tenham o mesmo significado. No final, selecionamos 03 (três) itens da listagem final.
A seguir, apresentamos uma lista de possibilidades do que gostaríamos de ajudar a manifestar para nos orientar. Tenhamos a liberdade de acrescentar o que desejamos.
4. Vamos agora escrever o nosso propósito de vida.
Com os resultados dos itens 1., 2. e 3., vamos completar as lacunas a seguir para que possamos escrevermos o nosso propósito de vida. Guarde-o junto a si. Ele o ajudará a tomar decisões difíceis ao longo da sua vida.
Faça qualquer ajuste semântico que seja necessário e celebre o seu encontro com a sua afirmação de propósito.